5 coisas que o Android 7 faz que o iOS 10 não faz

Cada sistema operacional de celular tem suas peculiaridades, mas as plataformas cada vez mais rumam para uma unificação: recursos do Android vão aparecer no iOS cedo ou tarde, e as novidades do iOS também vão dar as caras no Android. No entanto, neste momento, ainda é possível apreciar algumas diferenças entre as plataformas.

Coisas que o Android 7 faz que o iOS 10 não faz

A seguir estão alguns exemplos de recursos do Android que ainda não apareceram no iOS:

Aplicativos instantâneos

Um dos novos recursos mais legais do Android Nougat está sendo distribuído aos poucos: os aplicativos instantâneos. São apps que podem ser usados sem que o usuário precise instalá-los completamente no celular. Quando você entra em algum site móvel compatível, o sistema é capaz de usar apenas a parte do app que é responsável por executar uma função específica, mesmo que você não o tenha instalado no aparelho.  Por enquanto, o recurso funciona apenas com alguns aplicativos como parte de uma fase de testes, mas deve estar disponível para mais desenvolvedores dentro de pouco tempo.

Atalhos para ajustes rápidos personalizáveis

Quer ter um botão de fácil acesso para ligar e desligar o Bluetooth? Você pode. Acha que mexer no Bluetooth é perda de tempo e quer sumir com esse botão? Você também pode. O Android permite configurar quais atalhos são mais importantes para o usuário, o que dá acesso rápido aos ajustes que mais fazem diferença.

Por enquanto, o iOS se limita a cinco ajustes rápidos fixos, mas não seria surpresa se uma atualização futura trouxesse a possibilidade de personalizar atalhos.

Realidade virtual

Com o Android Nougat, o Google trouxe a aposta na realidade virtual como uma das virtudes do sistema. A plataforma Daydream VR deve facilitar a integração de celulares, visores e controles e simplificar o consumo de conteúdo produzido para a mídia VR. O Android é hoje preparado para essa nova tecnologia.

Enquanto isso, a Apple só tem falado sobre o interesse em realidade virtual, sem detalhar nenhuma ação concreta. Quem sabe com o iOS 11?

Multijanelas no celular

Vários celulares Android já traziam um recurso que permitia rodar dois aplicativos lado a lado, dividindo a tela. Antes, as fabricantes precisavam fazer modificações no sistema para permitir a função, mas agora ela é um padrão do Android, com a atualização para o Nougat.

O iOS tem algo similar, mas neste momento ele funciona apenas no iPad. Você não pode usar dois aplicativos ao mesmo tempo no iPhone, pelo menos por enquanto.

Modo “Doze” de economia de bateria

Com o Android 6.0, o Google trouxe o modo “Doze”, que era uma nova ferramenta de economia de bateria. Quando a tela do celular está desligada e o celular está parado, o sistema é inteligente o bastante para desativar recursos secundários para poupar bateria. Com a atualização para a versão 7.0, o modo foi ainda mais refinado para reconhecer quando o aparelho está inativo dentro do seu bolso.

Seria bom se o iOS ganhasse um recurso similar. O sistema até tem um modo de economia de energia, mas ele não funciona de forma tão inteligente.

Post Comment